Ex-Voto
Anexos
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Miniatura
Número de registro
162
Denominação
Ex-Voto
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Ex-voto confeccionado em tábua de madeira, de formato retangular, com cena pintada a têmpera na parte frontal e em sentido horizontal. Pintura dividida em duas partes, tendo na parte superior três cenas diferenciadas. Na parte superior, cena central com representação do Barão de Entre Rios feita através de figura masculina, de meia-idade, deitada sobre leito com dossel branco e cabeceira em tom verde, trajando camisola branca de mangas compridas, tendo o corpo coberto por colcha vermelha com barra em bordado branco. Ao lado do enfermo, figura masculina, representando o padre, sentado sobre cadeira branca, segurando o braço esquerdo do enfermo junto à Bíblia. À direita, sob portal em arco, duas figuras masculinas, jovens, de pe, em trajes civis, presenciam a cena. Ao lado do leito, à esquerda, duas figuras femininas, jovens, de pé, trajando vestidos brancos com xales verdes sobre os ombros também acompanham o sofrimento do enfermo. Cena esquerda composta, em primeiro plano, por reunião de quatorze figuras masculinas em recinto, estando treze deles de pé e um deles sentado, assinando documento, tendo tinteiro à sua frente. Em segundo plano, parede em arco, ladeada por colunas gregas e encimada por cortinado, tendo lustre na parte central. Cena direita composta, em primeiro plano, por figura feminina, jovem, ajoelhada, de cabelos castanhos presos, trajando vestido branco e vermelho claro, com xale verde sobre os ombros. Tem suas mãos em posição de oração e olhar voltado para cima, em direção da aparição de Nossa Senhora. Em segundo plano, representação de Nossa Senhora do Carmo feita através de figura feminina, jovem, de pé, com olhar voltado à esquerda e cabeça encimada por coroa, trajando hábito carmelita marrom sobreposto por manto branco (acinzentado) e segurando um escapulário. Com seu braço esquerdo apóia o Menino Jesus, representado através de figura de criança desnuda, com o olhar voltado à direita. Nossa Senhora está cercada por raios de sol brancos, nuvem e dez querubins, estes com cabelos castanhos e asas em tons verde e vermelho, inseridos na nuvem branca com contornos nos tons cinza, verde e azul. Parte inferior do objeto pintada de branco (acinzentado), contendo texto manuscrito como legenda, disposto em quatro linhas horizontais e em tinta preta: “Merce Que Fez N S do Carmo, ao Sr. Barão de Entre Rio. q estando grave/ mente emfermo. e vendo huma serva da maê ss o perigo em q o dº sea-/ chava Recorrendo Proteçaô da Soberanna Senhora. milagrosamente/ Ficou bom. e para memoria mandou oprezente fazer. anno de 1855”. Objeto com moldura pintada em tom marrom e ornada por frisos simples, nos tons preto e vermelho, tendo uma das laterais em marmorizado (marrom e preto). Verso do objeto em madeira lisa, contendo dois tarugos cilíndricos de madeira, dispostos nas extremidades da parte inferior da tábua.
Altura (cm)
17
Largura (cm)
29,6
Material
Técnica
Marcas/Inscrições
Na parte inferior, texto manuscrito em tinta preta: “Merce Que Fez N S do Carmo, ao Sr. Barão de Entre Rio. q estando grave/ mente emfermo. e vendo huma serva da maê ss o perigo em q o dº sea-/ chava Recorrendo Proteçaô da Soberanna Senhora. milagrosamente/ Ficou bom. e para memoria mandou oprezente fazer. anno de 1855”.
Local de produção
Data de produção
Dados históricos
Sobre Ex-voto: " Testemunho pelo meio do qual um devoto manifesta gratidão à divindade, ou a um santo, por uma graça especial, tornando público o fato e divulgando a força mística ou mágica do autor do milagre (...). A tradição cultural portuguesa transplantou-se para o Brasil e com ela as práticas do catolicismo ortodoxo ou popular; ergueram-se ermidas, capelas, igrejas, santuários, e as “salas dos milagres” se povoaram de peças esculpidas e “quadros”. No século XVIII, estes eram executados à maneira portuguesa, sobretudo no litoral e em Minas Gerais; eram pinturas em geral primitivas que, embora reproduzissem o ambiente colonial, refletiam a tradição lusa (...) Nos ex-votos de influência portuguesa o quadro se apresenta em dois planos: o do milagre propriamente dito com a legenda (comum ou em cartela); e o do agente sobernatural envolto num círculo de nuvens, ou entrando por portas e janelas ou, ainda, sob forma da imagem tal como figura no altar de devoção (nas cenas de doenças o crucifixo ou a imagem do santo aparecem na parede sobre a cama do doente).” (1) Sobre Nossa Senhora do Carmo: " A invocação de Nossa Senhora do Carmo é remota./ A titulação provém de Monte Carmelo onde, segundo o Antigo Testamento, o profeta Elias encontrou os sacerdotes de Baal (III Rs. 18,19-39) e o profeta Eliseu salvou a filha da sunamita (IV Rs.4)./ Nossa Senhora do Carmo é padroeira da Ordem Carmelita e invocada como advogada das almas do purgatório./ Em Minas Gerais, é padroeira das Ordens Terceiras Carmelitas, fundadas no século XVIII desde quando se difundiram sua devoção e seu culto. Nas representações do Carmo, Nossa Senhora veste o hábito carmelita: túnica marrom e escapulário da mesma cor onde está estampado o escudo da Ordem; capa e véu brancos./ Aparece sentada ou de pé, com o Menino Jesus nos braços, entregando o escapulário a fiéis ou a São Simão Stock, também em hábito carmelita./ O escapulário simboliza as indulgências de que os fiéis e devotos do Carmo seriam merecedores./ Em outras representações a Virgem e o Menino sustentam em suas mãos bentinhos.” (2)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: três cenas diferenciadas, uma delas com representação de enfermo sobre leito ao lado do padre, de duas figuras masculinas e duas femininas, a outra com reunião de figuras masculinas, e a terceira com figura feminina, Nossa Senhora do Carmo e Menino Jesus.
Características Estilísticas
Objeto de pintura primitiva e anônima (em sua maioria), de influência portuguesa, comumente utilizado na região de Minas Gerais como elemento de gratidão ao mila- gre alcançado, demonstrando a devoção religiosa dos fiéis a determinado santo (a).
Características técnicas
Objeto confeccionado em tábua de madeira, com cena representando o Barão de Entre Rios (enfermo) sobre leito e a solicitação das graças de Nossa Senhora do Carmo. Peça subdividida horizontalmente, tendo cena pintada a têmpera na parte superior e texto manuscrito na parte inferior, onde se destaca a data da graça alcançada.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 145.||CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto, 1993. Pág. 29.