Leito [de casal]
Anexos
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Miniatura
Número de registro
223
Denominação
Leito [de casal]
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Leito [de casal] confeccionado em madeira (jacarandá mineiro), em estilo D. Maria I, com ornamentação em madeira mais clara (marchetaria) e quatro varais de dossel, apoiado sobre quatro pés. Móvel composto por cabeceira em três tábuas de madeira, arrematada por estrutura abaulada recortada. Cabeceira ornada ao centro por medalhão circular com o monograma “FIL” (?), em madeira mais clara, circundado por frisos simples que intercalam ornamentação seriada em linhas sinuosas. Medalhão ladeado por duas figuras femininas, contrapostas, cada uma delas com o rosto de perfil (voltado para o centro), com cabelos presos, trajando túnica cintada, contendo dois botões circulares na altura de cada coxa, além de tecido esvoaçante envolvendo o corpo e sendo segurado na extremidade por uma de suas mãos. Tem o outro braço estendido para cima, segurando o medalhão, além de pés descalços. Medalhão encimado por laço de fita e folhagens, emoldurado por série de flor-de-lótus e tendo folhagens na parte inferior. Conjunto apoiado sobre base escalonada ornada por volutas e por motivos fitomorfos. Nas laterais e na parte superior da cabeceira, ornamentação em filetes, além de motivos florais e fitomorfos, além de laço, este último disposto na parte superior. Abaixo da cabeceira, travessa em tábua lisa. Móvel apoiado sobre quatro pés de secção quadrangular, que se prolongam compondo os quatro varais de sustentação do dossel (este inexistente), encimados por quatro bilros torneados. Cada uma das quatro faces do varal apresenta ornamentação em madeira mais clara (pau-cetim?), em série de flor-de-liz inseridas em emolduramento composto por filetes. Cabeceira fixada por quatro pequenas estruturas pontiagudas de metal (ferro) e travessas laterais fixadas por outras quatro estruturas no mesmo metal.
Altura (cm)
230
Largura (cm)
124,5
Comprimento (cm)
207
Técnica
Marcas/Inscrições
Monograma: “FIL” (?)
Local de produção
Data de produção
Dados históricos
Sobre estilo Sheraton: "Sheraton, Thomas (1751-1806). Expoente do Neoclássico no mobiliário inglês cujo nome designa um estilo elegante e delicado que marcou a arte da ebanistaria européia na última década do séc. XVIII (...) Nos móveis Sheraton, linhas sóbrias dominam as superfícies planas (pintadas ou incrustadas), com filetes claros, embutidos, retilíneos ou curvos e com painéis folheados, geométricos ou delicadamente figurativos, com coloridos contrastantes (...). Dada a penetração das modas e costumes ingleses em Portugal, o estilo Dona Maria I mostrou-se grandemente marcado pelo gosto Sheraton." (1) Sobre estilo D. Maria I; "Estilo decorativo luso-brasileiro que floresceu durante o reinado de D. Maria I de Portugal (1777-1792) e a regência de seu filho D. João (...). No estilo Dona Maria, o Neoclássico francês e o inglês foram se mesclando com elementos e Império; motivos pompeianos convivem evoluídos de modelos anteriores. O estilo se estende por duas décadas do séc. XIX, ou seja, pelo reinado de D. João VI e pelo de D. Pedro I no Brasil independente. Com a vinda da família real para o Brasil em 1808, adquirimos excelente acervo de peças Dona Maria, bem como mão-de-obra especializada no mobiliário, na ourivesaria, etc." (2)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: figura feminina, motivos florais e fitomorfos, medalhão, laço, frisos, linhas sinuosas, filetes
Características Estilísticas
Peça de manufatura singela, de linhas retilíneas, com características do estilo D. Maria I, datável do final do século XVIII ou início do século XIX, com influência do estilo Sheraton.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira, com cabeceira entalhada e quatro varais de dossel, apoiada sobre quatro pés, com ornamentação em marchetaria.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 348.||MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 119.