Leito (miniatura)
Anexos
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Miniatura
Número de registro
103
Denominação
Leito (miniatura)
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Leito com dossel, em miniatura, confeccionado em madeira (jacarandá mineiro ?), de linhas retilíneas, em estilo D. Maria I, com embutidos em filetes e ormatos de madeira mais clara, na técnica da marchetaria. Apresenta a parte superior da cabeceira em recorte sinuoso, emoldurado por dupla de filetes, tendo, ao centro, monograma com as iniciais “MA” inserido em sol circundado por raios, e, logo abaixo, ornato composto por ramo de flores com pétalas em formato circular (à esquerda) e ramagem (à direita), que se cruzam na parte inferior. Na parte inferior da cabeceira, travessa de madeira delgada e lisa. Estrado do leito formado por seis travessas. Objeto apoiado sobre quatro pés de secção quadrangular, que se prolongam compondo os varais do dossel, ornados por filetes em madeira mais clara. Parte superior do dossel composta por quatro hastes sinuosas, fixadas por pregos, e arrematada por bilro.
Altura (cm)
40
Largura (cm)
18,1
Comprimento (cm)
31,5
Material
Técnica
Marcas/Inscrições
Monograma na cabeceira: “MA” (confirmar iniciais).
Local de produção
Data de produção
Dados históricos
Sobre Thomas Sheraton (1751-1806): "Expoente do Neoclássico no mobiliário inglês cujo nome designa um estilo elegante e delicado que marcou a arte da ebanistaria européia na última década do séc. XVIII (...) Nos móveis Sheraton, linhas sóbrias dominam as superfícies planas (pintadas ou incrustadas), com filetes claros, embutidos, retilíneos ou curvos e com painéis folheados, geométricos ou delicadamente figurativos, com coloridos contrastantes (...). Dada a penetração das modas e costumes ingleses em Portugal, o estilo Dona Maria I mostrou-se grandemente marcado pelo gosto Sheraton.”.(1) Sobre estilo Dona Maria I: ". Estilo decorativo luso-brasileiro que floresceu durante o reinado de D. Maria I de Portugal (1777-1792) e a regência de seu filho D. João (...). No estilo Dona Maria, o Neoclássico francês e o inglês foram se mesclando com elementos e Império; motivos pompeianos convivem evoluídos de modelos anteriores. O estilo se estende por duas décadas do séc. XIX, ou seja, pelo reinado de D. João VI e pelo de D. Pedro I no Brasil independente. Com a vinda da família real para o Brasil em 1808, adquirimos excelente acervo de peças Dona Maria, bem como mão-de-obra especializada no mobiliário, na ourivesaria, etc.” (2) Sobre miniatura: " Qualquer objeto muito pequeno que é, em geral, a redução de outro igual de maiores dimensões. Os fabricantes de móveis setecentistass e oitocentistas executavam modelos em miniatura para apresentar aos clientes. No Brasil, marceneiros itinerantes percorriam o interior do país – fazendas e cidades – levando miniaturas à guisa de mostruário. Papeleiras, cômodas, camas, cadeiras reproduziam exatamente os móveis de tamanho natural, até mesmo na perfeição de encaixes, cavilhas, gavetas, corrediças.” (3)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: filetes, motivos florais e fitomorfos, sol, bilro, linhas sinuosas.
Características Estilísticas
Peça de manufatura singela, com características do estilo D. Maria I, datável do início do século XIX, com influência do estilo Sheraton.
Características técnicas
Objeto em miniatura, confeccionado em madeira (jacarandá mineiro), com armação (dossel) em linhas sinuosas arrematadas por bilro. Apresenta ornamentação em madeira mais clara.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 348.||MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 119.||MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 255.