Mesa [de aba e cancela]
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
231
Denominação
Mesa [de aba e cancela]
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Mesa [de aba e cancela], confeccionada em madeira clara (jacarandá mineiro), com tampo retangular, pernas recortadas e duas gavetas, comumente identificada como “gate-leg table” (mesa com perna que se movimenta como portão). Tampo retangular liso e saliente, composto por três tábuas, sendo duas delas dobráveis. Apresenta estrutura em caixa com duas gavetas, dispostas nas extremidades da mesma, com espelho de fechadura e alça em metal dourado, fixados ao móvel através de dois pinos no mesmo metal. Peça apoiada sobre quatro pernas, contendo as partes superior e inferior de secção quadrangular e a parte central com corte octogonal ligeiramente mais delgado. Apresenta travejamento composto por quatro hastes de madeira dispostas no mesmo nível. Peça com quatro prolongamentos em estrutura de madeira, que compõem as pernas laterais de sustentação das partes móveis do tampo. Cada estrutura é composta por quatro hastes que se fecham para redução do tamanho da mesa. Movimentação das laterais do tampo feita através de quatro dobradiças de ferro (dispostas duas de cada lado). No fundo do tampo, oito estruturas retangulares para reforço, dispostas três em cada extremidade e duas ao centro.
Altura (cm)
75,8
Largura (cm)
169,6
Comprimento (cm)
243,5
Técnica
Local de produção
Data de produção
Dados históricos
Sobre mesa: "Peça de mobiliário feita de madeira ou outro material sólido e resistente, e que consta de um tampo horizontal repousando sobre suportes e situado normalmente até 80 cm do chão (...) Mesa de aba e cancela. Mesa cujo tampo pode ser aumentado por duas abas laterais que abaixam e levantam por meio de dobradiças; tem quatro pernas fixas e duas móveis que giram como cancela e sustentam as abas. É originária da Holanda, passou à Inglaterra e daí a Portugal no séc. XVII. De várias dimensões, com tampos retangulares, redondos ou ovais, essas mesas aparecem no Brasil no século seguinte." (1)
Características Estilísticas
Peça com características desenvolvidas na região de Minas Gerais, datável do final do século XVIII ou início do séc. XIX.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira, com duas gavetas, apoiada sobre quatro pernas, com tampo retangular dobrável.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 245-246.