Oratório (fragmento): porta direita
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
295
Denominação
Oratório (fragmento): porta direita
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Porta de oratório confeccionada em madeira entalhada, pintada e dourada, correspondente ao lado direito, ornada por pinturas na parte interna. Parte frontal do objeto decorada com duas estruturas retangulares verticalizadas, almofadadas, contendo vestígios de tinta vermelha, emolduradas por friso com vestígios de tinta azul, tendo, nas laterais, duas dobradiças em metal (ferro) para fixação no móvel. Parte interna da porta subdividida em faces retangulares, pintadas e emolduradas por friso, tendo partes em pinho-de-riga e partes em cedro, com vestígios de tinta azul. Na face superior interna, figura masculina, de meia-idade, de pé, representando São Paulo, com a cabeça direcionada à esquerda e encimada por auréola oval, de cabelos grisalhos, sobrancelhas e olhos pretos, nariz aquilino e boca pequena cerrada. Traja túnica longa, nos tons preto e cinza, de mangas compridas, sobreposta por manto nos tons amarelo e vermelho, ornado por barra em dourado. Tem as mãos flexionadas segurando espada, esta em posição vertical, estando a sua mão esquerda em posição mais elevada. Pés aparentes. Figura apoiada sobre base em tom bege rosado, cercado por relva verde, sob fundo em tom bege. Na face inferior interna, sob fundo bege e vestígios de tinta amarela, ramalhete de flores com sete botões vermelhos, cercado por folhagens nos tons verde e amarelo.
Altura (cm)
67
Largura (cm)
21,7
Material
Folha de Ouro | Madeira | Metal | Tinta
Técnica
Douramento | Entalhe | Fundição | Policromia
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Mobiliário | Religião | Século XIX
Conjunto com n°
296
Dados históricos
Sobre São Paulo: " Nascido em Tarso na Sicília, provavelmente nos primeiros anos da Era Cristã, chamava-se Saulo. Perseguidor da comunidade cristã, foi convertido pela visão de Cristo Ressuscitado, passando a denominar-se Paulo. Tornou-se, então, grande defensor do Cristianismo nascente, teólogo e autor de quatorze textos do Novo Testamento. Condenado à morte, foi decaptado entre os anos 64 e 67./ Sua festa é celebrada a 29 de junho./ Representado semicalvo, com barbas longas, vestindo túnica e manto, tem como atributos principais uma espada, símbolo de sua degolação, e um livro." (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: friso, espada, vegetação
Características Estilísticas
Peça com características desenvolvidas na região de Minas Gerais, datável do século XVIII.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira entalhada e pintada, com parte frontal almofadada e parte interna com duas pinturas, uma de São Paulo e outra com motivo floral.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 43.