Oratório (fragmento): porta esquerda
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
296
Denominação
Oratório (fragmento): porta esquerda
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Porta de oratório confeccionada em madeira entalhada, pintada e dourada, correspondente ao lado esquerdo, ornada por pinturas na parte interna. Parte frontal do objeto decorada com duas estruturas retangulares verticalizadas, almofadadas, contendo vestígios de tinta vermelha, emolduradas por friso com vestígios de tinta azul, tendo, nas laterais, duas dobradiças em metal (ferro) para fixação no móvel. Parte interna da porta subdividida em faces retangulares, pintadas e emolduradas por friso, tendo partes em pinho-de-riga e partes em cedro, com vestígios de marmorizado em vermelho e branco, além vestígios de tinta azul. Na face superior interna, figura masculina, de meia-idade, de pé, representando São Pedro, com o rosto ligeiramente inclinado para baixo, semicalvo, com cabelos e barba ondulados, em tom castanho, tendo a cabeça circundada por resplendor nos tons amarelo e vermelho. Traja túnica longa, nos tons preto e cinza, de mangas compridas, cintada e sobreposta por manto nos tons amarelo e vermelho, ornado por barra em dourado. Tem seu braço direito elevado com o dedo indicador estendido e apontado para o alto, e seu braço esquerdo ligeiramente flexionado e voltado para baixo, segurando cordão com duas chaves, em tom bege. Pés aparentes. Figura apoiada sobre rochedo estilizado, em tom marrom, cercado por relva verde, sob fundo em tom bege (com vestígios de tinta azul). Na face inferior interna, sob fundo bege e vestígios de tinta amarela, ramalhete de flores com sete botões vermelhos, cercado por folhagens nos tons verde e amarelo.
Altura (cm)
66,9
Largura (cm)
22
Material
Folha de Ouro | Madeira | Metal | Tinta
Técnica
Douramento | Entalhe | Fundição | Policromia
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Mobiliário | Religião | Século XIX
Conjunto com n°
295
Dados históricos
Sobre São Pedro: "Pescador, apóstolo e primeiro Papa da Igreja, Simão nasceu em Betsaida e recebeu de Cristo a denominação de Kephas – ou Petrus, que simboliza a pedra angular da Igreja. Esteve presente nos grandes acontecimentos da vida de Cristo e, em Pentecostes, foi o primeiro a manifestar-se. Foi martirizado em Roma, sob o Imperador Nero./ Sua festa é celebrada a 29 de junho./ É representado como patriarca, com cabelos e barbas brancas, vestindo paramentos pontificais, geralmente assentado sob um trono e, algumas vezes, apresentando-se em pé. Seus atributos são a tríplice cruz papal, chaves, tiara e uma barca. Representado como apóstolo, traja toga, com cabeça descoberta e pés descalços, e tem como atributo o galo, símbolo da negação de Cristo." (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: motivos fitomorfos, chaves, São Pedro, vegetação, rochedo.
Características Estilísticas
Peça com características desenvolvidas na região de Minas Gerais, datável do século XVIII.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira entalhada e pintada, com parte frontal almofadada e parte interna com duas pinturas, uma de São Pedro e outra com motivo floral.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 51.