Pia Batismal
-
Miniatura
Número de registro
184
Denominação
Pia Batismal
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Pia batismal, de grande porte, confeccionada em pedra-sabão, na técnica da cantaria. Parte superior do objeto composta por bacia circular, contendo friso na borda e ornada, na parte externa, por friso com motivos florais (série de flores de seis pétalas, cada uma delas ladeada por duas volutas), tendo a parte interna lisa com orifício no fundo para a saída de água. Bacia sustentada por coluna cilíndrica apoiada sobre base escalonada e pedestal de formato quadrangular.
Altura (cm)
114
Diâmetro (cm)
76
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre pia batismal: "...Pia ou fonte batismal. Nos templos cristãos, grande bacia circular ou octogonal, geralmente de mármore, sustentada por uma coluna. Localiza-se no batistério que, outrora, era um edifício separado e depois passou a ser uma capela dentro da igreja, à entrada do lado esquerdo." (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: motivos florais, volutas Sobre cantaria: "[De “canto”, o mesmo que “pedra grande”.]. Pedra aparelhada, ou seja, com as faces alisadas para serem assentadas em diferentes construções. A cantaria sob forma de paralelepípedo é empregada em muros e paredes e também na pavimentação. Os canteiros habilitados trabalham a pedra sob outras formas para aduelas, vergas, ombreiras, soleiras, mísulas, cachorros, colunas, frontões, etc. Placas de cantaria de pouca espessura podem revestir paredes de alvenaria e neste caso dá-se a designação de falsa cantaria. No Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, a tradição dos canteiros do norte de Portugal se manifesta em belas molduras de portas e janelas em detalhes de muros e fachadas, em colunas, em escadarias, em antigos chafarizes.”
Características técnicas
Objeto esculpido em pedra-sabão, na técnica da cantaria, composta por bacia e coluna.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 291.||MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 77.