Pintura Religiosa
Anexos
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Miniatura
Número de registro
144
Denominação
Pintura Religiosa
Título
Nossa Senhora do Rosário e São Domingos de Gusmão
Classificação
Resumo Descritivo
Pintura religiosa a têmpera sobre madeira, com suporte em eucatex, de formato oval (sem moldura), representando Nossa Senhora do Rosário entregando o rosário a São Domingos de Gusmão. Em primeiro plano, à direita da pintura, figura masculina, de meia-idade, com o corpo parcialmente pintado e voltado à esquerda, com a cabeça encimada por auréola branca, semi-calvo, com cabelos cacheados na parte posterior e parcos fios dispostos na frente. Apresenta rosto parcialmente de perfil, tendo sua orelha esquerda aparente, testa curta, olhos em tom castanho (com bolsas), tendo o olhar direcionado para cima, nariz aquilino, maçãs do rosto rosadas, barba curta e bigode em tom castanho claro e boca cerrada, com lábios em tom vermelho. Traja hábito dominicano, composto por túnica branca, de mangas compridas, sobreposta por manto preto (cores que simbolizam a pureza e a penitência), este ornado por estrelas e flores brancas na parte superior. Tem seu braço esquerdo ligeiramente flexionado e voltado para baixo, e com sua mão segura livro com folhas em tom amarelo e capa em tom vermelho, contendo duas travas laterais em tom cinza, além da cruz latina, em tom castanho claro, com ornatos em branco, simulando incrustações. Apresenta seu braço direito flexionado segurando, entre os dedos, um rosário de contas circulares, em tom castanho claro, com medalhão na extremidade, tendo a mão próxima a seus lábios. À esquerda da tela, representação de Nossa Senhora feita através de figura feminina, jovem, sentada sobre nuvens brancas, com cabeça inclinada à direita e voltada para baixo, com cabelos castanhos claros cobertos por véu curto esvoaçante, em tom bege, e com a cabeça circundada por treze estrelas brancas. Apresenta rosto redondo, olhos semi-cerrados em tom castanho escuro, nariz arrebitado, boca pequena cerrada com lábios em tom vermelho, bochechas rosadas, tendo sua orelha direita aparente e pescoço longo. Traja túnica branca longa e drapeada, de mangas compridas, sobreposta por manto azul que sai dos ombros e se encontra envolto em suas pernas. Tem seu braço esquerdo ligeiramente flexionado e voltado para baixo, segurando na mão um rosário que entrega a São Domingos de Gusmão. Com seu braço direito apóia o Menino Jesus, representado à esquerda, através de figura de criança, desnuda, de cabelos cacheados, em tom ruivo, tendo a cabeça circundada por raios de sol em tom amarelo e olhar direcionado à Nossa Senhora (posicionada à direita). Tem o corpo roliço, olhos semi-cerrados, segurando com sua mão esquerda uma pequena cruz latina, em tom preto. Apresenta seu braço direito flexionado e atravessado sobre o peito, sua perna esquerda flexionada e sua perna direita estendida para baixo e apoiada sobre almofada vermelha. Nossa Senhora apersenta seu pé direito posicionado mais à frente, calçado com sandália marrom de tiras, pisando sobre a lua crescente. À esquerda da cena, três querubins sobre as nuvens, dispostos de forma dispersa, verticalmente, com cabelos loiros, rostos arredondados, bochechas rosadas, narizes arrebitados e bocas pequenas em tom vermelho, tendo asas em diferentes tons: azul, vermelho e branco contornado de azul. De cima para baixo, os querubins encontram-se dispostos da seguinte forma: o primeiro de olhos cerrados, dormindo, com a cabeça inclinada à direita e apoiada sobre uma de suas asas; o segundo com os olhos semi-cerrados e voltados para baixo; e o terceiro com os olhos semi-cerrados direcionados para o alto. As nuvens estão ornadas por pequenas flores, nos tons vermelho claro e azul. Em segundo plano, ao centro, querubim com asas azuis observa a cena, com seu olhar voltado para baixo e cercado por nuvens acinzentadas. À direita da cena, outro querubim, de asas vermelhas, tem o olhar direcionado para cima.
Altura (cm)
49,8
Largura (cm)
35
Local de produção
Data de produção
Dados históricos
(Pesquisar sobre o artista Joaquim José da Natividade) Sobre Nossa Senhora do Rosário ou de Pompéia: "A devoção a Nossa Senhora do Rosário foi divulgada na Europa e na África pelos frades dominicanos e, no Brasil, pelos frades capuchinhos./ Em Minas Gerais, onde a invocação data dos primeiros tempos da colonização, ela foi adotada como orago de confrarias e irmandades, sobretudo as de negros, existindo em Ouro Preto, já na primeira metade do século XVIII, três sodalícios a ela dedicados./ A Virgem é representada geralmente sobre um bloco de nuvens com querubins, de pé ou sentada, trazendo o Menino Jesus. Eles seguram um rosário à mão direita./ Outras vezes, Nossa Senhora entrega o rosário a São Domingos./ Pode ainda ser representada entregando o rosário a São Domingos, e o Menino Jesus, a Santa Catarina de Siena. Em representações pictóricas, pode aparecer a Virgem entregando o rosário a São Domingos, e o Menino Jesus, a São Francisco.” (1)
Características Estilísticas
Pintura datável do século XVIII, com características atribuídas ao artista Joaquim José da Natividade.
Características técnicas
Pintura a têmpera sobre madeira, representando Nossa Senhora do Rosário entregando o rosário a São Domingos de Gusmão. Policromia: azul, vermelho, rosa, preto, amarelo, cinza, castanho e branco.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 31.