Prato de sobremesa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
432
Denominação
Prato de sobremesa
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Prato de sobremesa confeccionado em porcelana branca e rosa, de origem inglesa, com motivos decorativos orientais. Objeto de formato circular, com a parte frontal ornada, ao centro, por paisagem oriental em tom rosa e vinho. Em primeiro plano, duas figuras masculinas, posicionadas de costas, estando uma delas (à direita) sentada sobre pedra e a outra de pé, com o olhar direcionado à frente. Em segundo plano, construção com quatro colunas e abóboda, cercada por muro e árvores, tendo lago à frente. À direita, outra construção do mesmo gênero, paisagem montanhosa e nuvens. Cena emoldurada por friso delgado em ramagens. Na borda do prato, faixa larga composta por seis medalhões, sendo três deles maiores que os demais, ornados com a mesma construção da parte central, cercada por moldura em volutas e motivos florais. Os três medalhões menores são ornados, ao centro, por ramalhete com três flores e cercados por emolduramento em motivos florais e volutas. Fundo do objeto em porcelana branca lisa, com carimbo em tom vinho, contendo cena composta por vaso, rocha, folha e flores apoiados sobre base com a legenda: "ORIENTAL", encimada pela marca "RIDGWAYS" e tendo, na parte inferior, a legenda "ENGLAND" e o número "6", além da inscrição gravada "12/6".
Altura (cm)
1,8
Diâmetro (cm)
16,8
Marcas/Inscrições
No fundo do objeto, carimbo em tom vinho, a legenda: "ORIENTAL", encimada pela marca "RIDGWAYS" e tendo, na parte inferior, a legenda "ENGLAND" e o número "6", além da inscrição gravada "12/6".
Local de produção
Data de produção
Temas
Inglaterra | Século XIX | Usos e Costumes | Utensílios Domésticos
Conjunto com n°
612 | 614 | 615 | 616
Dados históricos
Sobre a porcelana chinesa de exportação: "Finalmente no séc. XVIII a Inglaterra, com a sua Honorable East India Company, domina o comércio com o Extremo Oriente até o séc. XIX." (1) Sobre o decalcomania: "s.m. Processo mediante o qual as figuras impressas num papel em geral umedecido, são transpostas para superfície lisa de outro papel, de porcelana, de cerâmica, de madeira, etc. e calcadas de modo que, ao retirar-se, permaneça o desenho estampado. O método foi adotado com sucesso na decoração da porcelana e da faiança a partir de fins do séc. XVIII, aplicado em cores de baixo esmalte. O decalcomania azul, com desenhos orientalizantes, paisagens, cenas de caça, etc. foi adotado inicialmente por Spode (Inglaterra), nos oitocentos, tornou-se muito popular em louças produzidas em grande escala. Usa-se o decalcomania em frisos ou em motivos centrais na decoração de porcelana fina com acabamentos e detalhes feitos a pincel." (2)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: paisagem oriental, motivos fitomorfos e florais.
Características Estilísticas
Objeto com motivos decorativos chinoiserie, amplamente usados no Ocidente entre os séculos XVII e XVIII. Apesar deste tipo de ornamentação entrar em declínio com a chegada do estilo neoclássico, continua a ser utilizada no século XIX na porcelana inglesa e interiores.
Características técnicas
Prato de sobremesa, de formato circular, de origem inglesa, com motivos decorativos orientais.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 298.||MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 111.