Retábulo (fragmento): Cariátide
-
Miniatura
Número de registro
072
Denominação
Retábulo (fragmento): Cariátide
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Fragmento de retábulo, identificado como cariátide, confeccionado em madeira (cedro) entalhada e dourada. Peça com a parte posterior lisa para encaixe no retábulo. Apresenta na parte superior, representação de figura antropomorfa, composta por meio corpo de figura feminina, em posição frontal, com a cabeça encimada por voluta, cabelos semi-longos cacheados e movimentados para trás, rosto redondo levemente voltado à direita, testa curta, olhos amendoados, nariz arrebitado, bochechas proeminentes, boca pequena entreaberta e queixo saliente. Figura com seios e barriga proeminentes, tendo seu braço direito flexionado e elevado, segurando lateral da voluta, e seu braço esquerdo ligeiramente flexionado e voltado para baixo, com a mão apoiada sobre a barriga. Abaixo da barriga, panejamento drapeado, em relevo, arrematado na parte frontal por borla em madeira escura (sem vestígios de douramento). Parte inferior do objeto composta por faixa com listras verticais em relevo, tendo volutas nas extremidades e na parte central, além de ornato em folha de acanto na parte frontal.
Altura (cm)
133,5
Largura (cm)
37
Profundidade (cm)
28
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Arquitetura Religiosa | Barroco | Brasil | Minas Gerais | Século XIX | Século XVIII
Conjunto com n°
73
Dados históricos
Sobre cariátide: "Na arquitetura da Grécia antiga, estátua feminina que servia de coluna de sustentação das arquitraves, como as célebres cariátides do Eréction, de Atenas. O nome vem da região de Cária (Ásia Menor), cujos habitantes tomaram o partido dos persas por ocasião da invasão da Grécia por Dario, reduzidos à escravidão pelos gregos vitoriosos, estes passaram a representar, em obras arquitetônicas, as mulheres dominadas sustentando grandes pesos. A designação estendeu a qualquer figura humana destinada ao mesmo fim, em geral em esculturas de grande vigor como p. ex. os atlantes, hercúleas figuras masculinas. No Barroco brasileiro há diversos exemplos de atlantes, em talha, no interior das igrejas; são notáveis os da Igreja de São Francisco, em Salvador (Bahia). (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: volutas, folha de acanto, figura feminina
Características Estilísticas
Peça de manufatura erudita, com características do estilo barroco, desenvolvido na região de Minas Gerais no século XVIII.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira entalhada e dourada, com ornamentação central em meio corpo de figura feminina (cariátide), desnuda, segurando estrutura decorada com volutas.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 78-79.