Fragmento de retábulo, identificado como coluna salomônica ou torsa, confeccionado em madeira (jacarandá mineiro?) entalhada. Apresenta capitel composto por folhas de acanto sobre friso em meia-cana. Fuste envolto por friso representando caule e ornado por folhas de parreira (sem cachos de uvas). Parte do fuste recortado para encaixe na estrutura arquitetônica do retábulo.
Coluna salomônica ou torsa: "A que tem fuste em espiral, muitas vezes decorado com parras, flores e outros ornatos, é característica do Barroco e há belos exemplos em talha nas igrejas coloniais brasileiras."
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: friso em meia-cana, folha de parreira, folha de acanto.
Características Estilísticas
Peça de manufatura erudita, com características do estilo barroco em sua 1ª fase em Minas Gerais (século XVIII), que prevaleceu na região até 1720/30, também conhecido como Estilo Nacional Português.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira entalhada, com ornamentação em folhas de parreira e de acanto, além de friso em meia-cana.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 94.