Retábulo (fragmento): Pilastra Compósita
-
Miniatura
Número de registro
069
Denominação
Retábulo (fragmento): Pilastra Compósita
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Fragmento de retábulo, identificado como pilastra compósita, confeccionado em madeira (cedro) entalhada e dourada. Peça de estrutura longilínea, composta por tábua de madeira verticalizada, com ornatos em relevo, tendo entablamento formado por volutas, meio-arcos, friso denticulado, capitel coríntio e folhas de acanto. Pilastra com fuste emoldurado por friso simples, ornada por três querubins, dispostos verticalmente, estando o querubim superior encimado por palmeta estilizada; o querubim central (ausente) ladeado por volutas contrapostas e o querubim inferior ladeado por volutas e folhas de acanto. Os querubins encontram-se intercalados por ornamentação em volutas, conchas e motivos fitomorfos, apresentando as seguintes características: rosto redondo, em posição frontal, cabelos estriados, cacheados e esvoaçantes, olhos amendoados, nariz arrebitado, boca entreaberta, bochechas salientes e queixo duplo. Objeto composto por base escalonada, tendo a parte posterior lisa para encaixe no retábulo.
Altura (cm)
255
Largura (cm)
27
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Arquitetura Religiosa | Barroco | Brasil | Minas Gerais | Século XIX | Século XVIII
Conjunto com n°
68
Dados históricos
Sobre ordem: "Em arquitetura, a disposição e a forma das partes principais dos edifícios greco-romanos; a coluna é sua unidade fundamental e o capitel o elemento mais característico. O conjunto formado pelas colunas e pelo entablamento (arquitrave, friso e cornija) distingue as diferentes ordens clássicas e determina-lhes o estilo (...) Ordem compósita. A que se originou em Roma como desdobramento da ordem coríntia; a coluna tem volutas na parte inferior do capitel e é encontrada nos arcos de triunfo romanos.” (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: volutas, folha de acanto, querubins, motivos fitomorfos, palmeta, concha
Características Estilísticas
Peça de manufatura erudita, com características do estilo barroco, desenvolvido na região de Minas Gerais no século XVIII.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira entalhada e dourada, com ornamentação em motivos fitomorfos, concha, volutas, palmeta e querubins.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 274.