Santo
Anexos
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Miniatura
Número de registro
035
Denominação
Santo
Título
Santo Antônio de Pádua
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Escultura religiosa, de pequeno porte, confeccionada em madeira (pinho-de-riga) entalhada, pintada e dourada, representando Santo Antônio de Pádua. Figura masculina, jovem, de pé, em posição frontal, com cabelos em tonsura, no tom marrom escuro, tendo rosto oval, testa curta, carnação em tom bege escuro, orelhas de abano aparentes, olhos pintados em tom castanho escuro, nariz pequeno, boca cerrada, pintada em tom vermelho, e pescoço delgado. Traja túnica longa, de mangas compridas, em tom marrom escuro, com cíngulo dourado (sem os três nós), tendo panejamento movimentado e estriado, destacando-se pregas onduladas à esquerda do hábito. Túnica sobreposta por manto curto com capuz, composto por pregas em caneluras, ambos ornados por barra dourada. Apresenta os braços flexionados e quebrados (sem as mãos e atributos), além de pés descalços aparentes. Santo sem o Menino Jesus.
Altura (cm)
20,3
Largura (cm)
4,5
Comprimento (cm)
6,8
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre Santo Antônio de Pádua ou Antônio de Lisboa (1195-1231): "Chamava-se Fernando, nasceu em Lisboa e morreu em Pádua, na Itália. Ingressou na Ordem Franciscana, adotando o nome de Antônio, em homenagem a Santo Antão, e destacou-se como pregador e taumaturgo, ainda em vida./ Sua festa é celebrada a 13 de junho./ Geralmente representado como jovem trajando o hábito franciscano, franzido à cintura por um cordão com três nós. Tem como atributos o crucifixo, um lírio, símbolo da pureza, e o Menino Jesus assentado, ou em pé, sobre um livro, que simboliza uma aparição.” (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: livro, caneluras
Características técnicas
Escultura confeccionada em madeira entalhada, pintada e dourada. Policromia: marrom, castanho, vermelho
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 81.