Santo
Anexos
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Miniatura
Número de registro
036
Denominação
Santo
Título
Santo Antônio de Pádua
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Escultura religiosa, de pequeno porte, confeccionada em madeira (cedro) entalhada, pintada e dourada, representando Santo Antônio de Pádua. Figura masculina, jovem, de pé, em posição frontal, com cabelos em tonsura, no tom preto, tendo orifício no alto da cabeça para encaixe de resplendor (este inexistente), rosto redondo, testa curta, carnação em tom bege escuro, orelhas aparentes, olhos pequenos e sobrancelhas pintados em tom preto, nariz pequeno, expressão risonha, boca grande cerrada, queixo saliente e pescoço delgado. Traja hábito franciscano composto por túnica longa, de mangas compridas, em tom preto, cintada, tendo cíngulo dourado com três nós (símbolo da obediência, castidade e pobreza). Túnica sobreposta por manto curto com capuz, pintado em tom preto. Panejamento pouco movimentado. Apresenta os braços flexionados e quebrados (sem as mãos e atributos), além de pés descalços aparentes (quebrados). Santo sem o Menino Jesus.
Altura (cm)
20,5
Largura (cm)
6
Comprimento (cm)
8,2
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre Santo Antônio de Pádua ou Antônio de Lisboa (1195-1231): "Chamava-se Fernando, nasceu em Lisboa e morreu em Pádua, na Itália. Ingressou na Ordem Franciscana, adotando o nome de Antônio, em homenagem a Santo Antão, e destacou-se como pregador e taumaturgo, ainda em vida./ Sua festa é celebrada a 13 de junho./ Geralmente representado como jovem trajando o hábito franciscano, franzido à cintura por um cordão com três nós. Tem como atributos o crucifixo, um lírio, símbolo da pureza, e o Menino Jesus assentado, ou em pé, sobre um livro, que simboliza uma aparição.” (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: livro
Características técnicas
Escultura confeccionada em madeira entalhada, pintada e dourada.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 81.