Santo
Anexos
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Miniatura
Número de registro
026
Denominação
Santo
Título
Santo Antônio de Pádua
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Escultura religiosa, de pequeno porte, confeccionada em madeira (cedro) entalhada, pintada e dourada, representando Santo Antônio de Pádua. Figura masculina, jovem, de pé, em posição frontal, com cabelos em tonsura, no tom castanho, tendo orifício no alto da cabeça para encaixe de resplendor (este inexistente), carnação em tom bege claro, rosto oval, testa curta, orelhas aparentes, olhos pequenos e sobrancelhas pintados em tom preto, nariz aquilino, bochechas proeminentes, boca pequena em tom vermelho, queixo saliente e pescoço delgado. Traja hábito franciscano composto por túnica longa, de mangas compridas, em tom preto, sobreposta por manto longo com capuz, ambos ornados por barra dourada, tendo cíngulo dourado preso à cintura, contendo três nós (símbolo da obediência, castidade e pobreza). Panejamento movimentado. Apresenta seu braço direito levemente flexionado e direcionado à frente com os dedos voltados para dentro para segurar atributo (inexistente) e seu braço esquerdo flexionado, segurando com a mão livro de capara vermelhas e folhas douradas (com tarugo para encaixe do Menino Jesus – este inexistente). Pés descalços aparentes. Peça apoiada sobre base retangular escalonada, com vestígios de pintura nos tons verde, azul e marrom.
Altura (cm)
16,5
Largura (cm)
5,2
Comprimento (cm)
7,5
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre Santo Antônio de Pádua ou Antônio de Lisboa (1195-1231): "Chamava-se Fernando, nasceu em Lisboa e morreu em Pádua, na Itália. Ingressou na Ordem Franciscana, adotando o nome de Antônio, em homenagem a Santo Antão, e destacou-se como pregador e taumaturgo, ainda em vida./ Sua festa é celebrada a 13 de junho./ Geralmente representado como jovem trajando o hábito franciscano, franzido à cintura por um cordão com três nós. Tem como atributos o crucifixo, um lírio, símbolo da pureza, e o Menino Jesus assentado, ou em pé, sobre um livro, que simboliza uma aparição.” (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: livro
Características Estilísticas
O objeto apresenta características da Escola Mineira.
Características técnicas
Escultura confeccionada em madeira entalhada, pintada e dourada. Policromia: preto, castanho, bege.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 81.