Santo
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
028
Denominação
Santo
Título
São José de Botas
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Escultura religiosa, de médio porte, confeccionada em madeira entalhada, policromada e dourada, representando São José de Botas. Figura masculina, de pé e de meia-idade, em posição frontal (tendo orifício no alto da cabeça para encaixe de resplendor), semi-calvo, com cabelos castanhos semi-longos em tom castanho escuro, testa curta, sobrancelhas, olhar sereno, nariz arrebitado, boca pequena pintada em tom vermelho, barba espessa e estriada (sem bigode). Apresenta carnação em tom bege. Traja túnica verde clara, semi-longa (na altura dos joelhos), de gola arredondada e mangas compridas, ornada por espécies de meia-lua em dourado, além de barras douradas nas mangas e na parte inferior da indumentária. Panejamento movimentado com a parte interna da túnica m tom verde claro. Apresenta seu braço direito levemente flexionado e voltado lateralmente, com dedos em posição de quem segura o cajado (este inexistente). Braço esquerdo flexionado com a mão segurando parte do manto, na altura da barriga. Perna direita ligeiramente flexionada com o pé posicionado mais atrás. Pés calçados com botas de cano longo, pintadas em tom marrom escuro. Sobre a túnica, manto longo estofado e pintado em tom marrom, apoiado sobre seu ombro esquerdo, ornado por pontos e traços em tom esbranquiçado, marrom e com detalhes em dourado. Escultura apoiada sobre base octogonal, com pintura em marmorizado nos tons marrom, com rajados em tom branco.
Altura (cm)
32
Largura (cm)
11,5
Comprimento (cm)
17
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre São José: " Descendente do Rei Davi, filho de Jacó ou de Heli, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Cristo (...) É muito antiga a devoção a São José, entretanto o culto litúrgico data de início do século XV. Em 1870, foi declarado Patrono da Igreja Universal e, em 1955, patrono dos operários e dos casamentos./ Sua festa é celebrada a 19 de março./ É representado como homem semicalvo, barbado e de meia-idade, que leva nos braços, ou numa das mãos, o Menino Jesus. Na outra mão, traz um cajado florido – que simboliza tanto a sua escolha, entre outros, para esposo da Virgem Maria, como seu casamento virginal. Pode ainda ser representado com instrumentos de carpinteiro. No conjunto da Sagrada Família, figura ao lado de Maria e do Menino Jesus. Está presente, em atitude de adoração, em cenas de presépio. Pode ser ainda representado levando aos braços o Menino Jesus e acompanhado da Virgem Maria, nas representações de fuga para o Egito.” (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: meia-lua, traços e linhas horizontais (barras).
Características técnicas
Escultura confeccionada em madeira entalhada, policromada e dourada. Policromia: verde, marrom, castanho, vermelho, branco e bege.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 18.