Santo
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
031
Denominação
Santo
Título
Santo Antônio de Pádua
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Escultura religiosa, de pequeno porte, confeccionada em madeira entalhada e pintada, representando Santo Antônio de Pádua. Figura masculina, jovem, de pé, em posição frontal, com rosto de formato quadrado, cabelos em tonsura com mecha separada na frente, no tom escuro, testa curta, tendo sua orelha esquerda aparente (a outra quebrada), sobrancelhas grossas e olhos amendoados pintados em tom preto, nariz pequeno e aquilino, boca cerrada, de lábios finos, pintada em tom vermelho, queixo proeminente e pescoço grosso. Traja hábito franciscano, composto por túnica longa preta com caneluras, tendo panejamento pouco movimentado, tendo cíngulo preso à cintura, com dois nós e borla na extremidade. Túnica sobreposta por manto curto preto, com capuz. Apresenta os braços flexionados, tendo sua mão direita quebrada e sua mão esquerda segurando pequeno livro de capa marrom e páginas vermelhas. Pés calçados com sandálias pretas. Peça apoiada sobre base octogonal.
Altura (cm)
26
Largura (cm)
8,5
Comprimento (cm)
9,3
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre Santo Antônio de Pádua ou Antônio de Lisboa (1195-1231): "Chamava-se Fernando, nasceu em Lisboa e morreu em Pádua, na Itália. Ingressou na Ordem Franciscana, adotando o nome de Antônio, em homenagem a Santo Antão, e destacou-se como pregador e taumaturgo, ainda em vida./ Sua festa é celebrada a 13 de junho./ Geralmente representado como jovem trajando o hábito franciscano, franzido à cintura por um cordão com três nós. Tem como atributos o crucifixo, um lírio, símbolo da pureza, e o Menino Jesus assentado, ou em pé, sobre um livro, que simboliza uma aparição.” (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: livro
Características técnicas
Escultura confeccionada em madeira entalhada e pintada. Policromia: marrom, castanho, vermelho, preto.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 81.