Santo
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
032
Denominação
Santo
Título
São Domingos de Gusmão
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Escultura religiosa, de médio porte e manufatura erudita, confeccionada em madeira entalhada, policromada e dourada, representando São Domingos de Gusmão. Figura masculina, jovem, de pé, em posição frontal, com cabelos estriados em tonsura e em tom castanho escuro, orelhas aparentes, testa curta, olhos pequenos pintados em tom castanho, nariz arrebitado, carnação rósea, rosto redondo, boca pequena com lábios delgados pintados em tom vermelho. Apresenta trajes da Ordem Dominicana, composto por túnica branca cintada, de mangas largas e longas, tendo pregas pouco marcadas e escapulário na parte frontal. Sobre a túnica, manto preto com capuz. Braços levemente flexionados, estando sua mão esquerda voltada para baixo segurando livro com capa vermelha e folhas em dourado. Panejamento pouco movimentado. Mão direita inexistente. Pés calçados com sapatos pretos, tendo seu pé direito levemente à frente. Escultura apoiada sobre base octogonal pintada em tom marrom escuro.
Altura (cm)
24,4
Largura (cm)
7,5
Comprimento (cm)
11,5
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre São Domingos de Gusmão: "(1170-1221)/ Nobre espanhol, contemporâneo de São Francisco de Assis, fundou a Ordem dos Pregadores ou Dominicanos, dedicando-se, como devoto à Virgem, à divulgação do Santo Rosário. São Domingos é considerado o maior promotor da reforma eclesiástica do século XIII./ Conta-se que a mãe de São Domingos, certa vez, teve a visão de um cão levando uma tocha acesa entre os dentes. O cão significava a vigilância, e a tocha, a palavra de São Domingos que acenderia o amor de Cristo nas almas./ São Domingos foi canonizado em 1234./ Representado vestindo hábito dominicano – túnica e escapulário brancos, capa e capuz pretos, cores que simbolizam a pureza e a penitência. Seus atributos são um livro, um rio, a igreja em miniatura, uma estrela vermelha, um cão – Domini Canis ou Cão do Senhor, com tocha acesa na boca, um globo e o rosário./ Noutras representações, traz às mãos o estandarte com o escudo da Ordem que fundou, e a Cruz de Lorena.” (1)
Características técnicas
Escultura confeccionada em madeira entalhada, policromada e dourada. Policromia: preto, branco, tom róseo, vermelho, marrom e castanho.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág.75.