Travessa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
126
Denominação
Travessa
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Travessa confeccionada em cerâmica (porcelana) branca, de formato oval e aba proeminente. Peça ornada na borda por frisos delgados em dourado intercalados por friso simples, em tom azul . Parte interna lisa, de profundidade rasa, e parte externa ornada por filete dourado, contendo monograma em tons vermelho e dourado, com a inscrição: “SBF” (possivelmente Sociedade Brasileira de Farmácia) encimada por símbolo representado através de cálice envolto e ladeado por duas serpentes com cabeças contrapostas (caduceu). Objeto apoiado sobre base oval, tendo as seguintes inscrições incavas, inseridas em moldura composta por friso em meia-cana: “Nº 1 BIS” e “43”.
Material
Técnica
Cerâmica (porcelana) | Cozimento | Douramento | Modelagem | Policromia
Marcas/Inscrições
Na borda, o monograma: “SBF”. No fundo, as inscrições: “Nº 1 BIS” e “43”.
Local de produção
Data de produção
Temas
Conjunto com n°
125
Dados históricos
(Pesquisar sobre a Sociedade Brasileira de Farmácia) Sobre caduceu: "Antigo símbolo conhecido como atributo do deus Hermes (Mercúrio), e que é constituído de uma haste na qual se enrolam, em sentidos inversos, duas serpentes em posição ascendente; na parte superior ostenta duas asas abertas. Simboliza o comércio e é insígnia de arauto." (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornato: serpentes, cálice, monograma “SBF”, friso, filete
Características Estilísticas
Peça datável do século XIX.
Características técnicas
Objeto confeccionado em cerâmica (porcelana) branca, de formato ovalado, com monograma em tons vermelho e dourado (possivelmente Sociedade Brasileira de Farmácia). Policromia: azul e vermelho. Apresenta douramento.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 74.