Urna [dos Pré-Santificados]
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
114
Denominação
Urna [dos Pré-Santificados]
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Urna [dos Pré-Santificados] confeccionada em madeira (cedro) entalhada, pintada e dourada. Peça em estrutura de caixa octogonal apoiadas sobre quatro pés em folhas de acanto, contendo tampa de abertura lateral feita através de duas dobradiças de metal e com fechadura (sem espelho), disposta na parte frontal. Parte inferior do objeto ornada por quatro quadros emoldurados por frisos, estando o quadro frontal ornado por laço em relevo, sob fundo granulado, encimado por três hastes com gomos e ladeado por dois cachos de uva cercados por folhas de parreiras (dispostos um de cada lado). Nos quadros laterais da parte inferior do objeto, guirlanda em relevo com laço na parte inferior, sob fundo granulado. Quadro posterior liso, pintado de branco, com a seguinte inscrição em tinta vermelha: “OFFERECIDO/ PELO/ ILLMO S. JOZÉ FERNANDES GUIMARÃES,/ EM/ 17 DE FEVEREIRO DE 1805”. Nas quatro extremidades da urna, quatro folhas de acanto com as pontas voltadas para dentro. Parte central do objeto formada por friso em relevo, ornado por pequenas folhas de acanto dispostas na vertical e encimado por friso simples e liso. Parte superior da urna composta por tampa com base octogonal escalonada, encimada por estrutura trapezoidal ornada, na parte central, por buquê de flores em relevo e, nas laterais, por ornato floral, intercalados por quatro ramos dispostos verticalmente. Parte posterior da tampa em madeira lisa e dourada. Tampa arrematada por cordeiro deitado sobre livro sagrado vermelho com ornatos geometrizados em doura- do. Animal com o corpo de perfil e a cabeça direcionada à frente, tendo suas patas flexionadas para dentro, lã em relevo, olhos amen- doados e pintados em tom castanho claro, com cílios bem delineados no mesmo tom, orelhas ligeiramente voltadas para baixo e boca fechada, pintada em traço vermelho. Atrás do cordeiro, destacam-se raios de sol, compondo conjunto com sete hastes estriadas. Livro apoiado sobre nuvem em volutas e ornamentação em pequenos círculos pintados em tom castanho. Parte interna lisa e dourada (para colocação da hóstia).
Altura (cm)
102
Largura (cm)
61
Espessura (cm)
50
Material
Folha de Ouro | Madeira | Metal | Tinta
Técnica
Douramento | Entalhe | Ferro Batido | Pintura
Marcas/Inscrições
No verso do objeto, inscrição em tinta vermelha: “OFFERECIDO/ PELO/ ILLMO S. JOZÉ FERNANDES GUIMARÃES,/ EM/ 17 DE FEVEREIRO DE 1805”.
Local de produção
Data de produção
Temas
Barroco | Brasil | Minas Gerais | Religião | Rococó | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre Urna dos Pré-Santificados (exemplar semelhante existente no acervo do Museu da Inconfidência): " madeira escupida e dourada/ século XVIII/.../ Móvel de linha erudita, provavelmente de fatura colonial brasileira, com ornatos simétricos em folhas de acanto e volutas em S. Na parte frontal do corpo, aparece em relevo o resplendor do Santíssimo Sacramento. Arrematando a tampa, vê-se o livro com os sete selos do Apocalipse, visão do apóstolo João: Deus tem à mão um livro fechado por sete selos, símbolo de segredo absoluto (Ap. 5, 6, 7). Sobre ele, o cordeiro – vítima sacrificial em todas as ocasiões, principalmente na morte e ressurreição de Cristo./ Destinada à Missa de Pré-Santificados, ritul litúrgico que tem lugar na sexta-feira santa. Apenas o sacerdote recebe a comunhão./ A hóstia foi consagrada e encerrada na urna no dia anterior. Ela foi pré-santificada.” (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: volutas, folhas de acanto, uvas, folhas de parreira, cordeiro, livro sagrado, motivos florais, guirlandas, raios de sol.
Características Estilísticas
Peça de manufatura erudita, datável do século XVIII, com características do estilo barroco.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira entalhada, pintada e dourada, encimada por cordeiro e livro sagrado. Policromia: vermelho, castanho claro, branco.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
O Museu da Inconfidência. Ed. Banco Safra, São Paulo, 1995, Pág. 160.